"Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o teu Deus, estará com você por onde você andar."
Josué 1:9


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Turma: RAD.C03.1
Unidade: 03 – Mídias Sociais e Escola – Caminhos para cidadainia
Ferramenta (local): Portfólio
Tutor: Roberto Marquedonen M. dos Santos (marquedonen@gmail.com)
Atividade: 1.3: Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociais (versão 1)
Escola: EEM Luzia Araújo Barros
Cursistas: Charles Carneiro e Nívea Moura
1.   Contextualização do uso de Mídias Sociais na Escola

As inovações Tecnológicas nas escola podem trazer muitos beneficios em prol da educação, entretanto tem seu lado ruim e trabalhoso, porque usar os dispositivos de comunicação para o ensino e a aprendizagem, evitando que seja mais um dispersor de atenção, ainda é um grande desafio. Sem dúvida alguma, os recursos que surgem a cada dia precisam ser usados, mas o caminho passa por inúmeras questões que não são novas mas ficam bastante agravadas com essas tecnologias. Todo o grupo de docentes e núcleo gestor devem ficar atentos com essas novas tecnologias, para que elas não sejam distrações que prejudiquem a aprendizagem, tirando o foco do que realmente interessa – que é o processo de construção do conhecimento.
Não existem receitas prontas nem regras a seguir. O grande desafio é justamente esse: os educadores devem se apropriar das tecnologias para pensar que usos podem fazer delas. E não ter receio de experimentar, de errar, pois é através dessa construção, com erros e acertos que obteremos êxito nessa árdua tarefa de implementar as redes sociais à educação.


2.   Justificativa para o uso das Mídias Sociais na Escola


As redes sociais podem ser consideradas como ferramentas poderosas na conciliação de alunos e professores. Através das redes sociais o professor podem ver o perfil de cada aluno, seus gostos e seus costumes, facilitando assim a elaboração de aulas que agradem a todos ou pelo menos a maioria deles.
O uso das Redes Sociais no ambiente educacional favorece;
  • A expressão prática do pensamento crítico,
  • a busca por resolução de problemas,
  • o agir colaborativamente,
  • a capacidade de escrever e se comunicar,
  • a criatividade,  a autonomia,  a liderança,
  • a adaptabilidade,  a responsabilidade e  a cidadania.


3.   Diretrizes


1. Mediar grupos de estudos;
2. Disponibilizar conteúdos e atividades extras para os alunos;
3. Promover discussões, compartilhar experiências e bons exemplos;
4. Elaborar calendários de eventos e atividades;
5.Criar chats para tirar dúvidas;
6. Promover a cultura da participação e do compartilhamento.


4.   Considerações Finais

É evidente que a escola sabe de todos os problemas que mal uso das redes sociais podem causar. Tanto sabe que tem ampliado seus investimentos para se equipar com diferentes tecnologias. Contudo, cabe destacar que ter uma pluralidade de meios (salas informatizadas, lousas digitais, DVDs, computadores individuais, tablets, etc.) à disposição na escola não significa, necessariamente, o aproveitamento do potencial desses materiais. Não raro, na escola, eles parecem assumir funções diferentes das que desempenham fora dela. Em lugar da exploração das possibilidades comunicativas desses meios, a escola — na tentativa de gerenciar/controlar seus usos — acaba por artificializá-los, reduzindo-os a meros acessórios destinados a tornar mais atraente a exposição de determinado conteúdo.
Faz-se necessário a mudança de postura da função do professor, que hoje vai muito além de repassar informações é necessário acompanhar os alunos na pesquisa dessas informações, estimulando o pensamento crítico e autônomo e prepará-los para aprenderem a aprender.



5.   Referências Bibliográficas


http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml
http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=5487

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