Depois de analisar diversas imagens pude perceber que as mesmas retratam modelos tradicionais de ensino, isto é, professores como meros transmissores de informações, como se fossem os únicos detentores do saber, e alunos como receptores das informações passadas por seus "mestres" lembrando as escolas do século passado. Não existe a troca, a reflexão, interação, etc.
Em sua grande maioria, as imagens observadas na pesquisa demonstram as formas arcaicas de ensino e a inexistência da troca, reflexão, interação, etc., sobre o conhecimento.
É certo que existe uma necessidade de mudança. Mudança na metodologia do professor, mas, antes de tudo, existe a necessidade da vontade do professor em mudar. De nada adianta uma escola cheias de recursos e professores sem vontade de utilizá-los, sem vontade de aprender, acomodados... Sem perceber que a realidade que nos encontramos também é responsabilidade dele próprio.
Percebi no trabalho de observação que a culpa também cai sobre os ombros do aluno, que não respeitam os professores, pensam apenas no momento atual, sem avistar um futuro que na verdade depende deles. A maioria dos alunos buscam apenas a conclusão do ensino médio, como forma de obrigação. Pensam que isso é o suficiente. E não demonstram interesse nas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário